Juiz dos EUA libera parcialmente pagamento da Argentina a fundos abutre

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 21h03

Nova York, 28 jul (EFE).- O juiz americano Thomas Griesa liberou parcialmente nesta segunda-feira o pagamento feito pelo governo da Argentina aos chamados fundos abutre (que compraram os títulos da dívida do país a preços baixos depois da quebra de 2001 e cobraram na justiça o valor integral, sem descontos), para não interromper a cobrança dos bônus emitidos para pagar a desapropriação da Repsol.

Griesa, juiz do litígio entre a Argentina e os fundos especulativos, abriu a exceção porque o pagamento aos fundos foi realizado com o mesmo Número de Identificação de Segurança Internacional (Isin, na sigla em inglês) que os giros realizados para pagar a Repsol.

Devido ao mesmo Isin, o Citibank não pode distinguir qual quantia foi usada como pagamento da desapropriação ou como pagamento da dívida, por isso o bloqueio dos fundos, em consequência, está afetando os dois tipos de credores.

“Este tribunal não quer se interpor ao acordo com a Repsol. Por esta única razão, o tribunal nega a noção dos requerentes para uma parcial reconsideração neste momento”, diz a ordem. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.