Maior acionista do BES solicita reunião de credores em Luxemburgo

  • Por Agencia EFE
  • 24/07/2014 16h02

Lisboa, 24 jul (EFE).- O principal acionista do Banco Espírito Santo (BES) português solicitou nesta quinta-feira à Justiça de Luxemburgo uma “gestão controlada” da sociedade, figura jurídica semelhante à reunião de credores.

Em comunicado à Comissão de Bolsa de Valores Mobílias (CMVM) portuguesa, o Espírito Santo Financial Group – com uma participação de 20,1% no BES – informou que realizou este pedido por “não estar em condições de cumprir com suas obrigações” em diferentes instrumentos de dívida.

“Esse processo deverá facilitar uma escalação em fases dos ativos, servindo melhor aos interesses de todos os credores”, disseram do Espírito Santo Financial Group.

Essa é a terceira sociedade financeira da holding de propriedade da família Espírito Santo que em menos de uma semana aciona esse instrumento judicial em Luxemburgo, onde fica a sede de todas elas.

A primeira a solicitar a declaração de insolvência foi a sociedade Espírito Santo International (ESI), que controla 100% da empresa Rioforte, que também decidiu pedir a reunião de credores na terça-feira passada.

As três entidades fazem parte do mesmo conglomerado empresarial, com ramificações em setores diversos como as finanças, os seguros, a agroalimentação e o turismo, entre outros.

Todas elas estão controladas pela família Espírito Santo, uma das mais ricas, poderosas e influentes de Portugal.

A cotação do Espírito Santo Financial Group está suspensa na Bolsa de Lisboa desde 10 de julho pelas fortes perdas sofridas, que a levaram a cair mais de 70%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.