Negociações para terceiro resgate da Grécia começam em Atenas

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2015 06h58
Manifestante exibe bandeira grega na entrada do Parlamento durante protesto pela manutenção da Grécia na zona do euro, em Atenas, nesta segunda-feira. 22/06/2015 REUTERS/Marko Djurica Reuters Manifestante exibe bandeira grega na entrada do Parlamento durante protesto pela manutenção da Grécia na zona do euro

As negociações entre a Grécia e os credores internacionais para um terceiro resgate financeiro ao país começaram oficialmente nesta terça-feira (28) em Atenas.

Técnicos da Comissão Europeia (CE), do Banco Central Europeu (BCE), do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) visitaram na manhã de hoje a Secretaria-Geral de Contabilidade da Grécia.

Nessa primeira etapa, dados sobre o estado das finanças públicas serão revisados pelos representantes dos credores para a elaboração de uma nova avaliação sobre o impacto das restrições bancárias impostas pelo governo e a evolução financeira grega.

Cálculos da CE indicam que o impacto negativo do feriado bancário obrigará uma revisão drástica nas previsões do crescimento econômico do país neste ano. Em vez de uma expansão do PIB de 0,5%, os credores preveem uma recessão de pelo menos 4%.

O governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras quer tentar fechar um acordo antes do dia 20 de agosto, data na qual vencem novas parcelas devidas ao BCE e para as quais não há recursos para efetuar o pagamento.

Tsipras quer evitar a assinatura de um novo empréstimo-ponte para poder quitar a dívida, medida que será necessária caso um acordo definitivo não seja firmado e que teria que ser aprovada pelo parlamento do país. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.