Névis prepara-se para ser “a ilha mais verde do mundo” em 2018

  • Por Agencia EFE
  • 27/01/2015 14h49

San Juan, 27 jan (EFE).- A ilha de Névis pretende ser o território com maior responsabilidade com o meio ambiente do mundo até 2018, graças a um plano para cobrir toda a demanda energética com fontes renováveis.

Assim confirmou nesta terça-feira à Agência Efe o diretor-executivo da Autoridade de Turismo de Névis, Greg Phillip, que se encontra de visita em San Juan para promover sua ilha, situada a 200 milhas (321 quilômetros) ao nordeste de Porto Rico, no mercado porto-riquenho.

O funcionário indicou que estão em andamento projetos de energias “limpas” que permitirão gerar mais eletricidade do que a consumida pela ilha, com cerca de 12 mil habitantes, por isso que prevê a venda de eletricidade à vizinha ilha de São Cristóvão e a outros territórios interessados do Caribe.

Phillip também enfatizou o interesse de Névis em ser vista como um destino de turismo sustentável, não só por ser compatíveis com o respeito ao meio ambiente, mas por promover a diversidade cultural e o desenvolvimento econômico e social da população nativa.

O governo de São Cristóvão e Névis começou no início do ano a construção de uma nova central fotovoltaica com o objetivo de que se some às fontes de origem geotérmicas.

A primeira central solar fotovoltaica do país entrou em funcionamento em setembro de 2013 e atualmente fornece energia elétrica ao aeroporto internacional Robert L. Bradshaw.

Calcula-se que ambas as centrais solares gerarão um megawatt de potência, iniciativa com a qual o país quer contribuir para reduzir os elevados preços energéticos, que nas ilhas caribenhas são dos mais elevados do mundo.

O jornal americano “USA Today” nomeou Névis como a ilha mais romântica do Caribe em 2014. EFE

nbb/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.