Nicarágua segue trabalho de resgate de 27 trabalhadores presos em mina

  • Por Agencia EFE
  • 29/08/2014 22h24

Manágua, 29 ago (EFE).- Equipes de socorro da Nicarágua trabalham nesta sexta-feira no resgate de 27 mineiros que permanecem presos desde ontem após um deslizamento em uma velha mina situada no município de Bonanza, no Caribe norte do país, após conseguir comunicar-se com 20 deles, que se encontram em um mesmo ponto.

“Entre eles, 20 estão em um mesmo ponto e puderam comunicar-se e pedir alimento e água”, disse a primeira-dama e porta-voz do governo, Rosario Murillo, a meios de comunicação oficiais.

Os 27 mineiros ficaram presos na quinta-feira, junto com outros dois que conseguiram sair por seus próprios meios, em uma antiga mina artesanal no município de Bonanza após um deslizamento na formação montanhosa El Comal, de acordo com a informação oficial.

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, orientou todas as ações necessárias para o resgate com vida dos mineiros.

Ortega solicitou apoio aos governos de Chile, México e Venezuela “pela experiência que há nestes países com situações como estas”, explicou Murillo.

O governo de Honduras também pôs à disposição sua experiência e conhecimento em trabalhos de resgate, indicou.

Gregorio Downs, porta-voz da empresa mineradora Hemco, que opera no local do acidente, disse a jornalistas que uma brigada de resgate tentou sem sucesso “penetrar pela parte de baixo da mina” para resgatar os mineiros, mas não ofereceu mais detalhes.

Por sua vez, o presidente da Câmara Mineradora da Nicarágua, Denis Lanzas, explicou a jornalistas que mina onde ocorreu o acidente “infelizmente é instável”.

“Não se pode colocar maquinaria pesada, precisamente pela instabilidade dos solos”, especificou.

Lanzas disse, no entanto, que apesar de o resgate estar sendo realizado de forma manual, é possível tirá-los com vida “porque existem chaminés das minas velhas que permite aos operários respirar”.

A mina, onde ocorreu o acidente, foi explorada por empresas mineradoras que operam na Nicarágua e há anos permanece fechada porque se esgotou o recurso e pela instabilidade do terreno, principalmente quando chove, explicou Lanzas.

“São minas antigas que há anos estão fechadas, mas, no entanto, a pequena mineração decide entrar para buscar ouro, apesar de não ter nenhuma segurança de sua existência”, comentou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.