Nissan inaugura sua nova unidade no Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 15/04/2014 13h46

Marco Antonio Pereira.

Resende, 15 abr (EFE).- A montadora japonesa Nissan inaugurou nesta terça-feira sua nova unidade de produção de veículos e motores no Brasil, sediada na cidade de Resende, no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Com a presença de várias autoridades, o evento contou com apresentações artísticas, tour pelas novas instalações e exibição de atletas da iniciativa social da empresa, chamada Time Nissan, que patrocina atletas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016).

A presidente Dilma Roussef era esperada para o evento mas teve sua presença cancelada. Segundo a secretaria da Presidência, ela nem chegou a sair de Brasília, devido ao mau tempo, que impediu sua ida ao Rio de Janeiro.

Estiveram presentes na cerimônia, entre outras autoridades, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando “Pezão”; o prefeito da cidade de Resende, José Rechuan; que foram recebidos pelo CEO global da Nissan, Carlos Ghosn; pelo presidente da Nissan América Latina, José Valls; e pelo presidente da empresa no Brasil, François Dossa.

A fábrica tem capacidade instalada de 220 mil metros quadrados e vai produzir os modelos March e Versa, com investimento total de R$ 2,6 bilhões. A unidade deve produzir 80 mil unidades por ano do hatch New March, versão 1.6 16 válvulas flex, tendo capacidade para 200 mil. Até o final do ano começa a produção do Versa.

O impacto na geração de mão de obra na região prevê a criação de dois mil empregos diretos e outros dois mil indiretos, entre os fornecedores, assim que a unidade estiver operando plenamente.

Junto ao complexo, a empresa japonesa também terá uma linha de produção de motores, que vai gerar 200 empregos diretos, apoiando a meta da empresa de conquistar 5% do mercado nacional de veículos.

François Dossa destacou que a unidade é a primeira 100% Nissan no Brasil. Ele falou sobre a iniciativa de responsabilidade social da empresa, que se materializa através do Instituto Nissan, que atua junto à comunidade local promovendo ações em educação e também meio ambiente.

“Apostar no esporte também é outra função da empresa, através do Time Nissan, e focamos também na formação humana dos jovens atletas da equipe”, disse Dossa.

“A expansão da capacidade de produção da Nissan nas Américas nos últimos dois anos, com a abertura de novas fábricas nos Estados Unidos (em 2012), no México (2013) e, agora, no Brasil, ressalta oportunidades ainda não exploradas que nós enxergamos na região, em especial, no Brasil”, disse José Valls.

Carlos Ghosn falou que o projeto foi concretizado em 23 meses, comprovando o compromisso da Nissan com o Brasil, com destaque para o fato de o complexo contar com uma estrutura completa, desde prensas de chapas de aço até uma pista de testes dos veículos produzidos.

“Não viemos para o Brasil para sermos coadjuvantes, viemos para sermos atores principais no mercado de automóveis”, concluiu Ghosn.

Luiz Fernando Pezão lembrou as conquistas do governo do Estado em relação ao aumento de emprego e renda, ao atrair o investimento de empresas, e fez um breve apanhado das realizações do governador Sérgio Cabral, do qual ele era vice-governador.

A inauguração oficial terminou com uma apresentação da escola de samba Salgueiro, cujo enredo foi patrocinado neste Carnaval pela Nissan e abordou o tema sustentabilidade, uma das bandeiras da empresa japonesa. EFE

ma/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.