“O Estado é muito pesado”, avalia economista e ex-presidente da Fiesp

  • Por Jovem Pan
  • 22/05/2015 11h30
Juca Varella/Folhapress Horácio Lafer Piva -Brasil Melhor

A Jovem Pan conversou com o economista e empresário Horácio Lafer Piva, ex-presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e atual membro do conselho da Klabin, sobre a situação da economia atual.

Piva avaliou as dificuldades do empresário com a piora da economia, apesar da tentativa do governo federal de retomar a confiança do mercado com o ajuste fiscal.

A perspectiva imediata do economista não é positiva, para Piva. “Estamos voltando a um círculo vicioso”, disse. Menos emprego gera menos consumo, que causa menos produção, levando a menos investimentos, e fomentando menos emprego novamente, além de menos impostos arrecadados pelo governo.

“Eu vejo o curto prazo com muita tristeza, médio prazo com cautela e longo prazo com um otimismo teimoso”, ponderou. Lafer Piva espera um “enorme sacrifício nos próximos meses”.

O ex-presidente da Fiesp mostrou ainda sua percepção sobre situação de consumo atual. “Você percebe a população brasileira consumindo produtos iguais aos que consumia, só que mais baratos”.

Ele também comentou a questão do aumento dos impostos, uma das possibilidades acenadas pelo governo dentro do ajuste. “Nós temos uma bomba-relógio preparada pela Constituição, que é a questão do Estado na economia, como os benefícios oferecidos pelo governo”, disse.

“Esse inchaço todo no estado causa enormes problemas até aos menores projetos da iniciativa privado, porque cria distorções no nosso sistema tributário”, criticou.

“O Estado, que é formado por 38 ministérios, 128 autarquias, 34 fundações, 143 estatais, todos aparelhados, o Estado é muito pesado”

“Desmontar isso tudo cria num primeiro momento uma sucatização da economia”, ponderou Piva. “O Brasil precisa enfrentar a questão da reforma, mas entendendo que essa não é a solução definitiva.”

Ouça a entrevista completa dada a Denise Campos de Toledo no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.