Ovos caros e bacalhau “salgado”? Saiba como reduzir gastos nessa Páscoa

  • Por Diogo Patroni/Jovem Pan
  • 11/04/2017 13h08
CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO Supermercado com exposição de ovos de páscoa para vendas Procon alerta para alta diferença de preços dos produtos de páscoa entre os estabelecimentos

A páscoa de 2017 ainda será marcada pelos efeitos da recessão econômica. Atualmente, o Brasil possui 14 milhões de desempregados e a chamada “bola de neve” também onerou os preços dos chocolates e do tradicional bacalhau. Para se ter uma ideia, os ovos de chocolate estão 3,4% mais caros esse ano. Além disso, os custos na Sexta-Feira Santa podem chegar até 15% ou 20% a mais do que o mesmo período de 2016.

Mas não significa que o brasileiro deve deixar de celebrar a Páscoa, porém é preciso controlar as finanças e gastar com responsabilidade. Reinaldo Domingos, doutor em educação financeira e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), destaca alguns passos fundamentais para reduzir os custos, uma vez que a diferença total de preços pode chegar à 400%. Confira: 

– Compare e pesquise

Saiba qual o seu limite de gastos e evite entrar no crédito rotativo do cartão de crédito. Para comprar os ovos com consciência é muito importante pesquisar. Vale gastar umas horas a mais entre mercados e lojas. De preferência, não leve crianças porque elas sempre vão querer o mais caro. 

– Substitua o presente

É importante saber quantas pessoas você tem em casa. Às vezes o filho já vai receber muitos ovos de avós e tios. Então, pode-se substituir a lembrança por algo que tenha valor agregado como uma roupa, por exemplo.

– Não haja por impulso

É fundamental se planejar e saber quanto gastar e como gastar. Reflita sobre a importância de comprar algo caro e perecível. Se for presentear toda a família, busque alternativas mais econômicas.

– À vista ou à prazo?

Depende de quanto você dispõe desse recurso. Se for à vista você deve saber que esse valor pode lhe fazer falta nos próximos dias. Já à prazo deve-se garantir uma reserva.

– Marcas ou caseiros?

Será que compensa mais comprar um ovo menor apenas pela marca ou um caseiro em maior quantidade e pela metade do preço? É importante fazer essa avaliação.

– Compras coletivas

Junte amigos e parentes e faça uma compra coletiva em atacados. Os descontos podem resultar em economias significativas.  

Batalhau”, afinal

Segundo Reinaldo Domingos, não há como estipular um gasto médio das famílias brasileiras nessa Páscoa, uma vez que tudo depende dos padrões financeiros estabelecidos por cada um. Uma dica importante do especialista é substituir os alimentos mais caros, como por exemplo o bacalhau. “A alta do dólar reflete diretamente nos importados. Se o preço do bacalhau está mais ‘salgado’, então coloque um pouco mais de batatas. Ou priorize os peixes brasileiros, temos ótimas opções de pescados nacionais”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

O economista atesta que esse cenário de crise é uma excelente oportunidade para a mudança de alguns hábitos, principalmente para a adequação da realidade financeira vivida no País. “Esse é um ano de reconsideração e conscientização. Precisamos fazer uma faxina nos hábitos, pois consumíamos de 20% a 30% a mais do que realmente precisávamos”, explica Domingos, que completa: “o crédito é uma realidade muito amarga. Os juros no rotativo são exorbitantes. O que resulta em maior inadimplência. Precisamos urgentemente de uma reeducação financeira muito rápida”, diz.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.