Petrobras coloca em operação nova plataforma na Bacia de Santos

  • Por Agencia EFE
  • 21/11/2014 14h41

Rio de Janeiro, 21 nov (EFE).- A Petrobras informou nesta quarta-feira que pôs em operação o navio-plataforma (FPSO) Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos, que terá capacidade para extrair 150 mil barris diários.

O gigantesco navio, que foi transformado em unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo (FPSO) em um estaleiro chinês, tem capacidade para armazenar em seus tanques 1,6 milhão de barris de petróleo e alojar 140 pessoas.

O novo navio-plataforma de exploração iniciou suas operações na quinta-feira no campo de Sapinhoá, uma área na bacia marinha de Santos a 310 quilômetros do litoral do estado de São Paulo e com profundidade de 2.140 metros.

A Petrobras, com 45%, faz parte de um consórcio integrado por BG (30%) e Repsol Sinopec (25%).

“A nova unidade faz parte do conjunto de projetos de produção programados para este ano pelo nosso Plano de Negócios e Gestão para o período de 2014 a 2018.”, informou a Petrobras.

Além da produção de 150 mil barris diários de petróleo, a plataforma Cidade de Ilhabela tem capacidade para comprimir até seis milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

A plataforma começou a extração após sua conexão com o poço 3-SPS-69, que tem capacidade para produzir 32 mil barris diários de petróleo de 290 graus nas escala API, ou seja, de grande qualidade.

A unidade será conectada gradualmente a outros oito poços produtores e a sete poços para a injeção de água, até alcançar sua capacidade máxima no segundo semestre de 2015.

O petróleo extraído pela unidade será transferido a navios de apoio para ser levado ao continente, enquanto o gás será transportado por um gasoduto submarino com terminal em Caraguatatuba, cidade no litoral de São Paulo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.