PF vê descumprimento de normas da Agricultura em grampo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 27/03/2017 10h52
BRA107. LAPA (BRASIL), 21/03/2017 - Vista general de la línea de producción de la compañía del grupo cárnico JBS Seara en la ciudad de Lapa, estado de Paraná, Brasil, la cual fue inspeccionada por el ministerio de Agricultura de Brasil, Blairo Maggi, hoy martes 21 de marzo de 2017. Según la policía, varias de las principales cárnicas del país, entre ellas JBS y BRF, con la complicidad de fiscales sanitarios corruptos, "maquillaron" con productos químicos carnes que estaban en mal estado y no cumplían con los requisitos para la exportación.EFE/Joédson Alves Joédson Alves/EFE Operação Carne Fraca - efe

Grampo da Polícia Federal, na Operação Carne Fraca, flagrou o funcionário da Seara/JBS, Flávio Cassou, conversando com o fiscal Eraldo Cavalcanti Sobrinho, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sobre “oito certificados” necessários para uma exportação para a China. Em relatório, a Federal apontou para “descumprimento de normas”.

No diálogo capturado pela Carne Fraca, Flávio Cassou diz a Eraldo que tem “oito certificados aqui navio para embarcar”.

“Pra China?”, questiona o fiscal. “Pra China, daí eu pensei o seguinte: que tal nós arriscar (sic) carcar o seu. Daí embarcar vai, se tiver que voltar nós trocamos, que você acha?”, propõe Cassou. “Lá no Ministério não tem ninguém habilitado?”, procura saber Eraldo. “Não tem mais ninguém. A Maria tá viajando; tem a Marcia, mas a Marcia eu já cansei de fazer dessa de mandar e voltar, o dela também não tá aprovado né”, explica o homem da JBS na Carne Fraca. “Eu tava pensando dentro daquele troço que os caras tão fazendo, numa dessa nós mandamos, a empresa tá consciente. Vou mandar com o risco de voltar e ter que ser trocado; a empresa topa.” 

“Mas chega lá não dá problema Cassou?”, pergunta Eraldo. “Não, não vai dar problema, porque eles não recebem, a empresa traz de volta, refaz e faz de volta com outros, anula aquele e faz um novo. Só que não perde o embarque né”, afirma Flávio Cassou. O fiscal responde. “Pois é, vamos pregar fogo né.”

“Vamos pregar fogo. Daí, amanhã, eu mando pra você. Você me diz a hora que é bom, eu mando bater aqui, tem mais um ou dois aí eu já mando junto daí”, diz o funcionário da JBS. “Vou de manhã lá no Ministério, Cassou, acho que depois do almoço aqui né”, afirma o fiscal.

Flávio propõe. “Uma hora duas horas na tua casa.” “Uma e meia, duas horas”, diz o fiscal.

“Então não se assuste que vou mandar oito China pra você”, afirma Flávio. “Manda … assinamos aí”, diz o fiscal.

Em manifestação ao juiz Marcos Josegrei, da 14ª Vara Federal, em Curitiba, a PF se refere ao diálogo e aponta para o descumprimento de normas. “Fica claro, portanto, o descumprimento das normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que, frise-se, não se tratam de mera burocracia, mas controles para garantir o consumo de alimentos sadios. Infelizmente, nem os fiscais, nem as empresas tem essa preocupação”, destaca a investigação da Carne Fraca.

Na decisão que mandou deflagrar a Carne Fraca, em 17 de março, o juiz também destacou trechos do diálogo entre Flávio Cassou e o fiscal Eraldo. Segundo o magistrado, “a emissão de certificados pelos servidores competentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve cercar-se de prévio e rígido controle e verificação dos produtos a serem regularizados para venda/exportação”. “Nos casos de exportação, o responsável pela emissão deve acompanhar o carregamento dos contentores de exportação. Infelizmente, não é o que se observou até o momento”, observou Marcos Josegrei.

O juiz apontou para o “modus operandi”. “Quanto às exportações, a emissão de Certificado Sanitário Internacional também era feita de maneira puramente formal, havendo empresas, como a Seara, representada por Flávio Evers Cassou, que aceita até arriscar o não embarque da carga, devido à assinatura de certificados por fiscal não autorizado a tanto”, anotou o magistrado.

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Agricultura e deixou o espaço aberto para manifestação.

Pelo lado da JBS, a companhia informou que opera de acordo com a legislação e mantém rígidos padrões e processos para garantir a qualidade dos seus produtos. A empresa não compactua com qualquer desvio de conduta de seus funcionários e tomará as medidas cabíveis.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.