Pode não parecer, mas a taxa Selic tem influência na sua vida; saiba onde investir

  • Por Marina Ogawa/Jovem Pan
  • 21/10/2016 12h43
Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas Dinheiro - publicas

Nesta semana, após quatro anos sem cortes, a taxa Selic baixou para 14% ao ano. Mas a pergunta é: o que a taxa básica de juros da economia influencia diretamente no bolso do brasileiro?

Primeiro é preciso saber o que é a famosa taxa Selic que, a cada 45 dias, pode ser modificada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Ela nada mais é do que a taxa que serve de referência para a economia brasileira. Ou seja, é ela quem vai determinar se o juros que você paga no cheque especial, por exemplo, será mais alto ou não, se será mais difícil realizar o financiamento de um imóvel, entre outros exemplos.

É verdade que a diminuição de 0,25 ponto percentual não muda muita coisa no que diz respeito ao seu bolso? É. Mas, segundo a consultora de Economia da Jovem Pan, Denise Campos de Toledo, se a tendência de queda se manter, os benefícios serão sentidos nas contas – tanto do Governo como do brasileiro comum.

Vamos por partes. O que uma taxa Selic alta acarreta? Lembrando que a maior taxa que o País já registrou, desde 1996, foi entre 05 de março de 1999 e 24 de março de 1999 com 45%. Já a menor taxa Selic já registrada foi no período de 11 de outubro de 2012 a 17 de abril de 2013, com 7,25% ao ano.

Quanto maior está a taxa Selic, mais caros fica financiar um apartamento ou um carro, por exemplo. Denise Campos de Toledo dá a dica para o que fazer com os financiamentos ainda altos. Confira a dica completa abaixo:

E a caderneta de poupança? Rende mais? Apesar de mais cômoda, a poupança quase não sente o corte de 0,25 p.p. Mas o que fazer então? Denise dá alternativas; confira no vídeo:

Entre os fatores influenciados por um corte mais alto na taxa de juros está o consumo. Mas a Selic não age sozinha para um aumento das compras feitas pelo consumidor. Desemprego, dificuldade financeira e reajustes salarias baixos também contam, como ressalta Denise:

Então a grande questão é: onde eu invisto meu dinheiro? (Quase) todos os investimentos dependerão da quantia que você tem disponível, mas a melhor dica, você confere com a especialista:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.