Potências buscarão a partir de 18 de novembro acordo nuclear com Irã

  • Por Agencia EFE
  • 31/10/2014 21h38

Viena, 31 out (EFE). – A União Europeia (UE) confirmou nesta sexta-feira que o Irã e denominado Grupo 5+1 se reunirão em Viena a partir de 18 de novembro, seis dias antes do fim do prazo para buscar um acordo que garanta o caráter pacífico do programa nuclear da República Islâmica.

A partir desse dia Grupo 5+1 (Alemanha, China, França, EUA, Reino Unido e Rússia), liderado pela responsável da diplomacia europeia, Catherine Ashton, negociará com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, informou um porta-voz comunitário em comunicado.

“O objetivo das negociações é conseguir um acordo com o Irã, que dê garantias à comunidade internacional sobre a natureza exclusivamente pacífica de seu programa nuclear”, informou Michael Mann, um porta-voz das Relações Exteriores da UE.

Antes dessa data, Catherine Ashton terá reuniões no dia 7 de novembro em Viena com responsáveis do 5+1 para coordenar suas posições antes das negociações com os iranianos. Dois dias despoi, ela, Zarif e o secretário de Estado americano, John Kerry, terão um encontro trilateral em Omã.

Há um ano, o Irã e as seis potências acordaram um prazo para buscar um acerto definitivo ao litígio, e durante esse tempo, o governo do Irã suspendeu algumas atividades de seu programa nuclear e o 5+1 algumas de suas sanções ao país.

Parte da comunidade internacional suspeita que o Irã possa estar escondendo um programa atômico militar sob o guarda-chuva de um plano com objetivos civis, acusação que Teerã nega, ao tempo que reivindica seu direito a usar a energia nuclear com fins pacíficos.

O primeiro prazo para conseguir um acordo venceu 20 de julho e as partes decidiram prorrogar as negociações até 24 de novembro. A última rodada negociadora em outubro em Viena não atingiu avanços. Com isso, o ritmo de levantamento das sanções e o acordo a quantidade e a pureza do urânio, – um material de duplo uso, civil e militar – que permita ao Irã enriquecer, continuam sendo os principais obstáculos para um acordo definitivo.

O programa atômico iraniano está no centro do debate internacional desde 2002, quando se revelou que o Irã tinha desenvolvido durante anos um programa atômico secreto. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.