Presidente de bancos gregos acredita em rápida reabertura, mas com restrições

  • Por Agencia EFE
  • 04/07/2015 11h03

Atenas, 4 jul (EFE).- A presidente da União Grega de Bancos, Luka Katseli, afirmou neste sábado que há uma “alta probabilidade” de os bancos poderem abrir na terça-feira ou no máximo quarta-feira, embora preveja que continuará a haver controle de capitais.

Em entrevista à televisão privada Mega, Katseli acrescentou que o nível de restrições para os saques dependerá da liquidez de terça-feira, e esta por sua vez poderá ser determinada assim que forem conhecidas as decisões do Banco Central Europeu (BCE) na segunda-feira.

O Conselho do BCE se reunirá segunda-feira para decidir se oferece ou não liquidez aos bancos gregos através do mecanismo de empréstimos de emergência, congelado na semana passada, o que levou à imposição de feriado bancário e controle de capitais.

Katseli lembrou que o decreto-lei que, entre outras restrições, contempla um limite de 60 euros ao saque nos caixas eletrônicos expira na segunda-feira à noite e afirmou que há dinheiro suficiente disponível.

“A solvência dos bancos gregos está controlada pelo BCE. O mais rápido possível voltaremos à normalidade e evitaremos situações desagradáveis no futuro”, disse.

Katseli desmentiu categoricamente informações do jornal “Financial Times” que publicou que a existência de planos de efetuar cobranças sobre depósitos superiores aos oito mil euros.

O Ministério das Finanças qualificou essa publicação de “provocação” para entorpecer o julgamento da população para o referendo do domingo, e pediu ao jornal que retirasse essas afirmações. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.