Prévia do PIB cresce 0,27% em agosto, segundo BC

  • Por Agencia EFE
  • 16/10/2014 10h14

São Paulo, 16 out (EFE).- A economia brasileira cresceu 0,27% em agosto frente a julho, quando cresceu 1,52%, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) – um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) – publicado nesta quinta-feira pelo Banco Central (BC).

Apesar do crescimento – o segundo consecutivo -, o IBC-Br, que o Banco Central utiliza para tentar antecipar o comportamento do PIB, desacelerou em agosto frente ao mês anterior, quando se registrou a maior alta mensal nos últimos seis anos.

O IBC-Br registrou avanço de 0,04% nos oito primeiros meses do ano frente ao mesmo período de 2013 e 0,93% nos últimos 12 meses.

O índice avalia a evolução da atividade econômica a partir de indicadores mensais de setores como indústria, comércio, serviços e agropecuária.

Segundo dados oficiais, no segundo trimestre deste ano a economia brasileira caiu 0,6%, acumulando dois trimestres consecutivos de crescimento negativo e entrou no que os analistas qualificam de “recessão técnica”.

O governo, no entanto, sustenta que haverá uma ligeira recuperação no segundo semestre do ano e que a economia fechará com uma frágil expansão de 0,9%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.