Promoções e Black Friday incentivaram alta nas vendas no varejo, diz IBGE

  • Por Estadão Conteúdo
  • 10/01/2017 11h45
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas Dinheiro

As promoções de novembro, especialmente a Black Friday, impulsionaram as vendas no varejo em relação ao mês anterior, num movimento de antecipação de compras para o Natal. No entanto, a alta de 2,0% no volume vendido no período não altera a trajetória negativa do comércio varejista, avaliou Isabella Nunes, coordenadora da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

“Resultado do varejo é bom, mas pontualmente. É um resultado positivo, mas não reverte a trajetória negativa que o varejo vem mostrando já há algum tempo”, declarou Isabella. 

As atividades que mais influenciaram o avanço no varejo em novembro foram impulsionadas pela Black Friday, como supermercados, eletrodomésticos, lojas de departamento, e equipamentos para informática e comunicação. A coordenadora da pesquisa explica que mesmo os supermercados não necessariamente venderam apenas alimentos, mas também equipamentos eletrônicos.

“O supermercado também tem outras gamas de produtos, mais variada, que envolvem eletrônicos e eletrodomésticos, que são bastante demandados nessa Black Friday”, lembrou a pesquisadora do IBGE.

Apesar da melhora em novembro, as vendas no varejo ainda estão 11,8% abaixo do patamar mais alto, registrado em novembro de 2014. Já no varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos e material de construção, o volume vendido está 22,1% abaixo do patamar mais elevado, alcançado em agosto de 2012. “O varejo não se recupera em relação ao ano anterior em nenhuma atividade”, ressaltou Isabella.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.