Raimundo Lira lê parecer favorável à indicação de Ilan Goldfajn para o BC

  • Por Estadão Conteúdo
  • 31/05/2016 11h34
Reprodução Ilan Goldfajn

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) destacou o currículo do ex-economista chefe e sócio do Itaú-Unibanco para o cargo de presidente do Banco Central (BC). O parecer favorável à indicação do presidente em exercício Michel Temer foi lido pelo senador em sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. 

O nome precisa ser aprovado pelos senadores membros da CAE e, depois, referendado pelo plenário da Casa. De acordo com o regimento, depois de lido o parecer do relator, são necessários cinco dias úteis para a sabatina do pretendente ao cargo. No entanto, o governo tenta um acordo para que a sabatina ocorra na próxima quarta-feira (1), o que permitirá que Ilan participe da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para terça e quarta da semana que vem. O órgão decide os rumos da taxa básica de juros.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse, na última segunda-feira (30), que não vai “atropelar” o regimento do Senado para que a sabatina ocorra amanhã. Para isso, é preciso unanimidade entre os membros da CAE. 

Ilan Goldfajn é cidadão brasileiro, nascido em Israel, em 1966. Graduou-se em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1988, obteve o grau de Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, em 1991, o de Ph.D. em Economia pelo Massachussets Institute of Technology, nos Estados Unidos da América, em 1995.

Além de ter sido professor de Economia na Universidade Brandels, nos Estados Unidos da América, e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, diretor de institutos de debates e pesquisas em políticas econômicas, foi economista do Fundo Monetário Internacional (FMI), de outubro de 1996 a janeiro de 1999, consultor de organismos internacionais, tais como o FMI, Banco Mundial e Nações Unidas, bem como de bancos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.