Relatório Focus do Banco Central aponta menor crescimento do PIB

  • Por Jovem Pan
  • 05/08/2014 08h18

O relatório Focus do Banco Central reduziu pibinho no último ano do governo Dilma de  0,91% para 0,86% e acena com cenário mais medíocre ainda. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o ex-secretário de Política Econômica Cláudio Adilson Gonzales explicou as razões de tanto pessimismo.

*Ouça os detalhes no áudio

A economista Zeina Latif chamou atenção para a constante deterioração dos indicadores de confiança dos mais diversos setores da economia brasileira. Zeina acrescentou que na coluna da inadimplência começa a crescer o número de empresas sem dinheiro em caixa para pagar os fornecedores.

Como o Banco Central já anunciou a rolagem dos “swaps” em setembro e a economia mundial está calma, o dólar fechou estável a R$ 2,625. O economista Márcio Cardoso disse que no momento a autoridade monetária toma providências para evitar oscilações bruscas com a moeda americana.

E a bolsa de valores fechou a segunda-feira com alta de 1,24% e o Ibovespa estacionado em 56.616 pontos. A notícia de possível fusão no varejo de roupas foi o motivador da alta em dia de movimento fraco: menos de R$ 5 bilhões.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.