Relógios serão atrasados em uma hora a partir de domingo na União Europeia

  • Por Agencia EFE
  • 25/10/2014 06h38

Bruxelas, 25 out (EFE).- Os cidadãos da União Europeia (UE) passarão ao horário de inverno na madrugada deste domingo, 26, como em todos os últimos domingos de outubro, como estabelecido em uma diretriz comunitária de 2001.

Com a mudança do domingo, três Estados-membros (Reino Unido, Irlanda e Portugal) retornarão ao horário GMT (-2h em relação a Brasília).

Espanha, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Polônia, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia e Holanda deixarão seus relógios no GMT+1.

Bulgária, Chipre, Estônia, Finlândia, Grécia, Letônia, Lituânia e Romênia ficarão em GMT+2.

A modificação de horário acontece duas vezes ao ano na Europa desde 1981 para poupar energia. A finalidade é adequar as horas de luz natural à atividade cotidiana e tem sua origem na primeira crise do petróleo.

Em 1974, alguns países decidiram antecipar seus relógios durante o verão para diminuir sua dependência elétrica, com o consequente reequilíbrio no horário no inverno.

A ideia do aproveitamento da luz natural foi sugerida pela primeira vez no século XVIII pelo cientista e diplomata americano Benjamin Franklin. A proposta buscava então reduzir o consumo de velas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.