Renda mais curta muda hábitos no supermercados de famílias paulistanas

  • Por Jovem Pan
  • 03/09/2014 10h40

A renda mais curta, o crediário mais caro e futuro incerto modificam hábitos de consumo no supermercado de seis em dez famílias paulistanas. A pesquisa do Sincovaga revelou que nos últimos meses 80% dos consumidores substituiram algum produto ou marca na hora da compra.

Os itens de despesas mais afetados foram alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza. O Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo, Alvaro Furtado, ainda destacou os derivados do leite.

*Ouça os detalhes no áudio

Cerca de 40% dos entrevistados está se esforçando para não alterar o padrão de consumo,  mas 60% ja modificaram e se preocupam com preços e marcas. Os consumidores ouvidos pela repórter Cris Santos relataram que além de realizar compras semanais, pesquisam em varios mercados e substituem os produtos.  

O presidente do Instituto Brasileiro de Varejo e Mercado de Consumo disse que hoje os consumidores comparam os preços muito mais que no passado. E segundo Cláudio Felisoni de Angelo, quando existe  a comparação, a troca é inevitável.

E 76% dos entrevistados acreditam que o impacto que a situação ficará mais difícil nos próximos meses. Foram ouvidos cem consumidores com renda familiar inferior a dez salários mínimos e cem com renda acima de 10 salários mínimos na capital paulista.

 

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