Serra diz que fracasso da TPP produz ‘vazio’ que pode ser explorado pelo Brasil

  • Por Estadão Conteúdo
  • 28/11/2016 14h28
Brasília - Entrevista do ministro de estado das Relações Exteriores, José Serra (Wilson Dias/Agência Brasil) Wilson Dias/Agência Brasil Ministro de estado das Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, avaliou nesta segunda-feira (28) que o fracasso da TPP, sigla em inglês da Parceria TransPacífico, produz um “vazio” que poderá ser explorado pelo Brasil.

Ao participar de debate promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o chanceler disse não acreditar na formação do bloco de livre comércio entre Estados Unidos e mais 11 países, conforme foi prometido por Donald Trump durante a campanha na qual venceu a democrata Hillary Clinton. “É uma coisa muito ambiciosa”, comentou Serra, lembrando também que o acordo foi atacado tanto pelo republicano como por Hillary durante a corrida à Casa Branca.

Sem a TPP, o Brasil, segundo o chanceler, poderá fazer uma “ofensiva” sobre os países latinos que compõem o bloco: México, Chile e Peru – os três membros da Aliança do Pacífico.

A ideia, disse Serra, é consolidar e aprimorar acordos comerciais com esses parceiros. “Não é para expandir o Mercosul para o Pacífico, mas caminhar nessa direção na América do Sul”, afirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.