Seul acusa Pyongyang de vigiar norte-coreanos que trabalham no exterior

  • Por Agencia EFE
  • 07/07/2015 05h46

Seul, 7 jul (EFE).- A Coreia do Norte está promovendo uma vigilância exaustiva em trabalhadores do país que atuam no exterior, afirmou nesta terça-feira a Coreia do Sul, após a publicação de relatórios sobre possíveis deserções de funcionários do regime.

“O governo norte-coreano está enviando servidores do alto escalão a outros países para vigiaram os trabalhadores. Eles também estão convocando alguns de seus representantes no exterior para comprovar o que é que está ocorrendo”, indicou à Agência Efe uma fonte do Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

Essas declarações ocorrem depois de a imprensa sul-coreana ter revelado na semana passada, citando fontes anônimas, que vários integrantes do alto escalão norte-coreano no exterior desertaram.

Os meios de comunicação afirmam que os funcionários buscaram refúgio em Seul para fugir do “regime de terror” imposto por Kim Jong-un, que supostamente executou vários oficiais, entre eles o ex-ministro da Defesa Hyon Yong-chol.

Dessa forma, acredita-se que Kim estaria reforçando a vigilância não só sobre os funcionários do governo, mas também sobre outros trabalhadores que o país mantém no exterior para prevenir novas deserções.

A Coreia do Norte mantém entre 50 mil e 155 mil operários – segundo diversas estimativas – em fábricas e outros locais de trabalho em 40 países, entre eles China, Rússia, Kuwait e Qatar.

O regime norte-coreano, que fica com a maior parte desses salários, considera esses trabalhadores como uma importante fonte de divisas para aliviar a crise econômica vivida pelo país desde 1990. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.