Sinalização de aumento de impostos recebe crítica do mercado; entenda

  • Por Jovem Pan
  • 06/01/2015 09h00

A sinalização de aumento de impostos no segundo governo Dilma já recebe as críticas do mercado. O novo ministro da Fazenda anunciou estudos para aumentar a carga tributária.

O economista disse que Joaquim Levy deveria tomar medidas para evitar que o Planalto continue gastando mais do que arrecada.

Em entrevista a Denise Campos de Toledo, Marcel Caparoz lembra que o brasileiro já paga imposto demais.

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores disse que o primeiro semestre terá “ajuste difícil, mas necessário”.

*Ouça os detalhes no áudio

Porém, Luiz Moan aposta que, com o aumento da confiança, o “investimento também vai voltar”. O economista criticou a escassez de informações de Joaquim Levy sobre o estrago econômico do curto prazo.

Felipe Salto lamentou que o novo ministro não tenha explicado onde vai buscar R$ 100 bilhões para garantir o superavit primário. O presidente da Eletros disse que espera ter uma reunião com Levy no próximo mês para apresentar o resultado do setor de eletroeletrônica em 2014.

Lourival Kiçula declarou que tem boas expectativas para o Brasil diante da escolha do novo ministro da Fazenda. O professor da PUC do Rio de Janeiro destacou o movimento de Dilma Rousseff para enquadrar a nova equipe econômica.

O economista José Márcio Camargo acrescentou que a falta de novidades tornou a posse de Joaquim Levy decepcionante. Ele advertiu que a credibilidade de Joaquim Levy está ligada a medidas concretas de austeridade.

O professor da PUC lembra que as expectativas do mercado estão em franca deterioração, com bolsa em queda e dólar em alta.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.