Sobe para 4 o número de mortos em incêndio em plataforma de petróleo

  • Por Agencia EFE
  • 02/04/2015 02h09

(Acrescenta novas informações e reações).

Cidade do México, 1 abr (EFE).- Um incêndio que começou durante a madrugada desta quarta-feira em uma plataforma de petróleo localizada na Sonda de Campeche, no Golfo do México, deixou quatro mortos, informou a empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex).

A companhia relatou em comunicado que o incêndio aconteceu na área de desidratação e bombeamento da plataforma Abkatun Permanente na Sonda de Campeche, localizada em frente ao litoral dos estados mexicanos de Tabasco e Campeche.

A Pemex tinha confirmado inicialmente a morte de um trabalhador da Cotemar, empresa terceirizada que presta serviços para a petrolífera, mas depois elevou o número de mortos para quatro.

“Infelizmente podemos confirmar a morte de quatro trabalhadores pelo acidente ocorrido hoje na plataforma Abkatun”, disse a companhia através do Twitter.

Em um ato público na capital mexicana, o presidente Enrique Peña Nieto expressou suas “mais sentidas condolências” aos familiares das vítimas, e assegurou que ordenou que a Pemex e as outras instituições públicas ofereçam “a atenção devida” aos feridos.

Além disso, destacou a importância das investigações para apurar responsabilidades e “evitar que este tipo de acidentes se repita no futuro”.

Em um primeiro balanço, a Pemex informou que 16 funcionários tinham sofrido ferimentos e que dois deles estavam em “estado grave”.

Segundo a companhia, os feridos estão sendo “atendidos no Hospital Geral da Pemex em Ciudad de Carmen, em Campeche, e no Instituto Mexicano de Previdência Social”.

A companhia estatal garantiu que depois que o incêndio foi detectado, “foi feita a retirada de aproximadamente 300 trabalhadores”, que foram transferidos para outras plataformas da região, e destacou que oito embarcações trabalhavam no local para tentar apagar o incêndio.

Em comunicado posterior, o diretor-geral da empresa, Emilio Lozoya, assegurou que o incêndio não ocasionou um vazamento no mar já que só se registrou um escorrimento de hidrocarboneto, o qual, segundo disse, está sendo contido por embarcações especializadas.

Além disso, esclareceu que a afetação à produção terá um impacto mínimo devido a que, por tratar-se de uma plataforma de processo e não de produção, o hidrocarboneto que recebia dos poços limites será direcionado a outros centros de processamento.

Por sua vez, a Agência de Segurança, Energia e Ambiente (Asseia) informou em comunicado que funcionários da Secretaria da Marinha e da Pemex estão oferecendo assistência para a situação de emergência “conforme os protocolos estabelecidos” e em plena coordenação com essa instituição.

“A prioridade na emergência é garantir a segurança do pessoal, a contenção do incêndio e o atendimento aos feridos”, frisou o órgão.

A agência, que é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, assinalou que começará a analisar as causas do incêndio, “para determinar as ações que correspondam em matéria de segurança industrial e operacional”.

No final da noite, a Pemex indicou no Twitter que “o fogo na plataforma foi sufocado”, e advertiu que “estão circulando fotos falsas de um suposto colapso da plataforma, que segue de pé”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.