Solar Impulsione II retoma viagem de volta ao mundo com etapa na China

  • Por Agencia EFE
  • 21/04/2015 03h13

Pequim, 21 abr (EFE).- O avião Solar Impulsione II, que procura ser o primeiro da história a dar a volta ao mundo movido por energias alternativas, partiu nesta terça-feira da cidade de Chongqing, no centro da China, com destino a Nanquim, no leste do país, informaram os responsáveis pelo projeto.

Pilotado pelo suíço Bertrand Piccard, a aeronave decolou de Chongqing às 6h08 locais de hoje (19h08 da segunda-feira em Brasília) com previsão de aterrissar 16 horas depois em Nanquim.

O voo, a sexta etapa das 12 com as quais a equipe Solar Impulsione pretende viajar o mundo, sofreu atrasos em duas oportunidades nos últimos dias por causa de problemas meteorológicos, especialmente pelos fortes ventos.

Piccard e os demais integrantes da equipe passaram as três últimas semanas em Chongqing, onde aproveitaram para participar de eventos de conscientização sobre energia renovável.

A aeronave, alimentada por mais de 17 mil placas solares, partiu de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no dia 9 de março, com a missão de completar a volta ao mundo em 12 etapas. Já foram feitas escalas em Mascate (Omã), Ahmedabad e Benarés (Índia), Mandalay (Mianmar) e Chongqing.

Após Nanquim, o avião de 72 metros de envergadura deve atravessar o Oceano Pacífico com uma parada no Havaí. Depois, pretende fazer várias escalas nos Estados Unidos e na Europa, incluindo talvez o norte da África, antes de retornar a Abu Dhabi.

O périplo de 35 mil quilômetros, com previsão de ser completado em cinco meses, é a forma de a equipe Solar Impulsione mostrar que é possível voar com energia não poluente a longas distâncias, tanto de dia como de noite.

As placas solares do avião podem acumular a energia necessária para isso durante várias horas, permitindo as viagens noturnas. EFE

abc/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.