Suspensão de concursos anunciada para 2016 não deve mudar rotina de candidatos

  • Por Jovem Pan
  • 17/09/2015 12h12
Marcos Santos/USP Imagens Unesp realiza segunda fase do vestibular de meio de ano

Suspensão dos concursos públicos pode impedir a contratação de 40 mil servidores somente em 2016. A medida foi anunciada pelo governo federal nesta semana como um dos pilares do ajuste fiscal.

Segundo o Ministério do Planejamento, concursos que já foram autorizados em 2015 estão garantidos, como para o INSS, IBGE entre outros.

O presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos, Marco Antônio Araújo Júnior, acredita que os certames não serão suspensos. “A Anpac não acredita que de fato haverá a suspensão de concursos públicos”, afirmou.

Marco Antônio Araújo Júnior disse que anunciar suspensão de concurso causa uma boa impressão e, por isso, sempre o governo recorre à iniciativa.

O diretor dos Cursos Preparatórios Damásio, Darlan Barroso, afirma a Anderson Costa que os candidatos não devem mudar a rotina. (Ouça detalhes no áudio acima)

“No máximo o que vai acontecer é atrasar um pouco mais o concurso”, avalia Barroso.

Darlan Barroso lembra que, se houver suspensão, não pode durar muito tempo, porque a falta de profissionais vai piorar a qualidade dos serviços.

O governo espera economizar R$ 1,5 bilhão com a interrupção dos concursos no ano que vem.

Com informações de Anderson Costa

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.