Tsipras está disposto a aceitar as condições dos credores, aponta jornal

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2015 08h46

Londres, 1 jul (EFE).- O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, está disposto a aceitar, com algumas “mudanças menores”, as condições colocadas pelos credores da dívida no fim de semana passado, segundo informou nesta quarta-feira o jornal britânico “Financial Times” (FT).

Este meio publica uma carta de duas páginas enviada pelo dirigente heleno na terça-feira aos responsáveis da Comissão Europeia (CE), do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na carta, segundo o FT, Tsipras explicou a decisão adotada na terça-feira ao pedir um terceiro resgate para seu país, depois que expirou nesse mesmo dia o atual programa de ajuda.

“A República Helênica está preparada para aceitar este acordo, se ocorrerem as seguintes modificações, adições ou esclarecimentos, como parte de uma extensão do programa (resgate) que expira e do novo (terceiro) empréstimo cujo pedido foi apresentado hoje, terça-feira, 30 de junho de 2015”, escreveu o primeiro-ministro grego.

Tsipras assegurou que “nossas remodelações” são “concretas e respeitam totalmente a solidez e credibilidade do projeto do programa geral”.

As instituições credoras da Grécia estudam hoje a nova proposta enviada por Atenas e que parte da última oferta posta sobre a mesa por elas, o que levou a adiar até a tarde a teleconferência do Eurogrupo prevista para hoje.

A CE, o FMI e o BCE analisam esse novo documento para apresentar suas conclusões aos ministros de Economia e Finanças da zona do euro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.