Venezuela anuncia ter encontrado jazidas com 185 mi de barris de petróleo

  • Por Agencia EFE
  • 24/04/2014 16h18

Caracas, 24 abr (EFE).- A companhia petrolífera estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) anunciou nesta quinta-feira ter encontrado novas jazidas com 185 milhões de barris de petróleo em três áreas distintas em terra firme venezuelana.

A PDVSA indicou em comunicado que graças ao “efetivo plano de perfuração” desde o final de 2013 também foi possível encontrar 1,1 trilhão de pés cúbicos de gás.

A Venezuela é o país com as maiores reservas certificadas de petróleo com quase 297,5 bilhões de barris, principalmente na Faixa do Orinoco (leste), o que representa cerca 25% do petróleo do planeta.

As novas três descobertas, todas em terra firme, somam 100 milhões de barris em uma região entre os estados Zulia e Falcon (noroeste), 75 milhões em Anzoátegui (nordeste) e 10 milhões entre os estados de Barinas e Apresse (oeste), informou a PDVSA.

Entre Zulia e Falcon foram confirmados 100 milhões de barris de petróleos médios de 24 graus API; em Anzoátegui de 45 graus, e de 28 graus na Bacia de Barinas-Apresse, acrescentou a estatal.

A PDVSA produz cerca de 3 milhões de barris diários, dos quais exporta diariamente 2,5 milhões, principalmente aos Estados Unidos e China.

O governo venezuelano decidiu em 2007 criar empresas mistas entre a PDVSA e diversas companhias energéticas internacionais que já operavam em seu território, com a estatal sempre como sócia majoritária, o que não foi aceito pelas americanas ExxonMobil e ConocoPhillips, que interpuseram litígios internacionais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.