Bancos aprenderam a lidar com mudanças na economia

  • Por Jovem Pan
  • 10/09/2014 16h30

Pergunta do ouvinte Marcelo Sembenelli – Duvida: Olá. Tenho 30 anos, ainda não tenho patrimônio, tenho boa tolerância a riscos e estou iniciando meu “aprendizado em finanças “. Pretendo construir uma carreira paralela à minha e, para tanto, tenho buscado as melhores opções de investimento no mercado de valores. Tenho visto alguns analistas indicarem ações de bancos como boa opção. Gostaria de saber quais os riscos que esses bancos estão correndo (e, por conseguinte, seus papéis) com a queda na economia, que pode levar a aumento do endividamento da população pelo maior número de empréstimos e maior risco de inadimplência? A receita dos bancos sofre muito com isso? Ou esse fator não é tão grande que interfira de forma importante na saúde financeiras dessas instituições? Grato, Marcelo Sembenelli.

Denise Campos de Toledo: Ele quer ser investidor de ações. Não quero recomendar ações de bancos, mas vale salientar que o sistema financeiro do Brasil aprendeu muito a lidar com as mudanças da economia.

Quando há risco de inadimplência, eles aumentam os juros para garantir um ganho adicional, então quem paga em dia paga por um eventual calote.

E eles sabem lidar e restringir os créditos. Sabem lidar com os altos e baixos da economia.

Já a Bolsa sempre pode oscilar. Você não pode tratar de um setor isolado. Se a economia vai mal, de repente a bolsa inteira pode ir mal, como foi no ano passado.

Então pontualmente você tem que trabalhar muito bem essa escolha de ações.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.