Denise Campos de Toledo responde pergunta sobre “investimentos de rentabilidade maior”

  • Por Jovem Pan
  • 25/06/2014 16h04

PERGUNTA: Thiago Muniz – Tenho 20.000,00 parados na conta poupança, onde posso investi-los para obter uma rentabilidade maior? obs.: não tenho pressa para utiliza-lo (pode ficar investido por um ano ou mais)

Vale a pena dividir esse dinheiro, pelo menos em duas aplicações. É a velha LCI (Letra de Crédito Imobiliário) que eu tenho falado. Porque se ele precisar do dinheiro em um prazo mais curto, não tem tributação.

Ele tem que negociar com os R$ 10 mil uma taxa de remuneração boa, acima de 90% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), é uma referência que ele deve cobrar do banco, e depois ele pode aplicar em títulos do governo. Mas aí, com o prazo superior a dois anos, pra evitar a tributação mais pesada, acima de dois anos você paga a menor alíquota nas aplicações atreladas aos juros que tem tributação. Com exceção da poupança, LCI e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), todas as demais aplicações tem tributação, então se você deixar mais de dois anos, você acaba tendo uma rentabilidade melhor, então eu recomendo títulos de governo.

Como ele disse que não tem pressa, no caso de títulos do governo, se ele colocar numa NTN-B (Notas do Tesouro Nacional série B), que tem correção pela inflação, é bom que deixe quatro ou cinco anos, contar com essa possibilidade. De repente ele pode ter um ganho elevadíssimo em determinado período, resgatar, mas ele tem que ficar de olho. No momento certo do mercado, é bom ter uma orientação e olhar qual seria o preço para o resgate do papel.

Da pra fazer tudo isso pela internet, quem tomar cuidado o site do Tesouro é www.tesourodireto.gov.br. Lá você tem as informações passo a passo de como investir em títulos do governo. Pode optar tanto pela NTN-B, tô falando nesse título porque tem correção pela inflação, e a gente tem uma perspectiva de inflação alta neste e no próximo ano, e talvez, também em 2016 porque a situação não está muito fácil de ser mudada. Agora tem LFT, que acompanha a evolução dos juros, então ele pode escolher esses títulos. Da pra aplicar pouquinho, mas como ele tem uns R$ 10 mil de sobra, se dividir a aplicação, ele pode até diversificar também em títulos do Tesouro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.