Empréstimo para antecipação da restituição do imposto de renda, vale a pena?

  • Por Jovem Pan
  • 24/06/2014 21h54

PERGUNTA DE OUVINTE – Milton Marques – Estou precisando de um reforço de caixa. Pensei em pegar um empréstimo para antecipação da restituição do imposto de renda. Vou ter 3 mil e 600 reais de restituição. Vale a pena optar por essa linha ou é melhor um empréstimo pessoal?

Para todo mundo que está precisando de um reforço de caixa, tem restituição de imposto para receber. Os lotes vão ser liberados pelo governo até o mês de dezembro. Pode ser uma boa opção, sim, porque, na média, a taxa é mais baixa do que cobrada no empréstimo pessoal. A taxa de restituição varia de um banco pra outro. Da antecipação da restituição do imposto de renda vai de 1,6% a 3,5%, então é importante pesquisar isso.

Agora, o maior cuidado é você ter certeza que você não caiu na malha fina. Então, é importante olha lá no site da Receita, checar se não há algum problema com a sua declaração, ele falou em mais de R$ 3 mil de restituição. Nesse caso, não há limitação, porque alguns bancos colocam limite de valor. Tem banco que antecipa até R$ 30 mil de restituição, mas no caso dele, qualquer banco que ele for, que tenha essa linha de crédito, ele vai conseguir pegar o empréstimo antecipado. 

E um fator que também ajuda é que a restituição do imposto de renda é corrigida pela taxa básica de juros, que está em 11% ao ano. Então, vai ter alguma correção em cima dessa restituição até o momento. Agora, a maior preocupação deve ser essa, porque se cair na malha fina, vai ter que pagar juros por um prazo maior. De repente recebe no ano que vem, tem aqueles lotes de restituição ou pode nem receber. Então aí pessoa tem que arcar com esse financiamento normalmente. O maior cuidado é esse aí, é verificar se não caiu na malha fina, se está tudo certinho com a declaração e aí é uma das linhas mais baratas mesmo. 

A pessoa pode conseguir, talvez, um crédito consignado com essa taxa de juros, mas empréstimo pessoal, é muito difícil. A não ser que seja um excelente cliente. Agora, normalmente, os excelentes clientes nos critérios dos bancos não precisam de empréstimos, que são aqueles que investem muito.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.