Vale a pena comprar dólares para viajar para o exterior agora?

  • Por Jovem Pan
  • 05/06/2014 20h09

Denise Campos de Toledo, analista econômica da Jovem Pan, responde a mais uma pergunta de ouvinte. Confira abaixo (e mande já a sua!):

Marcos Azevedo Dias – Denise, tenho acompanhado a alta do dólar nas últimas semanas. Como tenho uma viagem para os Estados Unidos em setembro gostaria de saber se já compro os dólares agora. Pode subir mais?

Denise Campos de Toledo – Acho que você deveria começar a comprar os dólares pelo menos, planejar melhor a viagem, porque há possibilidade, sim, de o dólar subir.

Aliás, o movimento que houve de queda no começo deste ano não estava previsto, veio de um ingresso forte de capital de curto prazo para o Brasil – aquele dinheiro que vem em busca de um lucro elevado, das taxas de juros aqui do Brasil que são altas demais. Então o Brasil atraiu dinheiro de fora, a Bolsa também, e essa maior oferta é que derrubou a cotação por um bom tempo.

Fora isso, tem as intervenções diárias do Banco Central e aí é que está o grande problema. O Mercado vem especulando a possibilidade de o Banco Central reduzir essas intervenções, reduzir a oferta de contratos que servem como uma compra futura de dólares. E, se isso ocorrer o dólar pode subir mais.

Nesta quarta nós tivemos uma medida do governo para tentar amenizar esse possível impacto. Ele zerou o IOF de empréstimos feitos no exterior no prazo mínimo de 180 dias.

Isso tende a trazer mais dinheiro para cá, os juros lá fora são muito mais baratos (na Europa agora tem até juro negativo, conforme o Banco Central Europeu decidiu nesta quinta, 05). Agora, é uma dúvida, porque nós estamos em ano de eleições, o que faz com que o mercado oscile demais, não só Bolsa, mas dólar também.

Tem essas mudanças de cenário internacional, os Estados Unidos cortando estímulos monetários, isso também mexe com o dólar lá fora. E essa dúvida quanto ao que o Banco Central vai fazer a partir de junho, porque o compromisso dele de continuar atuando diariamente vai até o final de junho.

Então, por precaução, quem vai para o exterior, quem tem dívidas em dólares, quem vai ter alguma despesa é melhor fazer uma reserva com a cotação agora. Lembrando que ontem o dólar comercial quase encostou em 2,29. Hoje, na abertura dos negócios, uma leve queda.

Mas é melhor prevenir.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.