Volume de serviços prestados cai 0,8% em julho ante junho, aponta IBGE

  • Por Estadão Conteúdo
  • 13/09/2017 09h28
Marcos Santos/USP Imagens Na comparação com julho do ano anterior, houve redução de 3,2% em julho deste ano, já descontado o efeito da inflação

O volume de serviços prestados teve redução de 0,8% em julho ante junho, após a alta de 1,3% registrada no mês anterior, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços revelados na manhã desta quarta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com julho do ano anterior, houve redução de 3,2% em julho deste ano, já descontado o efeito da inflação. A taxa acumulada pelo volume de serviços prestados no ano ficou negativa em 4,0%, enquanto o volume acumulado em 12 meses registrou perda de 4,6%.

Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal diminuiu 0,1% em julho ante junho. Na comparação com julho do ano passado, houve alta na receita nominal de 1,9%.

Famílias

O segmento de serviços prestados às famílias registrou um avanço de 0,9% na passagem de junho para julho, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços.

Os demais resultados, porém, foram negativos entre as atividades pesquisadas: Outros Serviços, -2,8%; Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, -0,9%; Serviços profissionais, administrativos e complementares, -2,0%; e Serviços de informação e comunicação, -0,8%. O agregado especial das Atividades turísticas apresentou redução de 2,1% em julho ante junho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.