El Salvador e México coordenam repatriação de náufrago salvadorenho

  • Por Agencia EFE
  • 03/02/2014 21h48

San Salvador, 3 fev (EFE).- El Salvador e México estão coordenando a repatriação de José Salvador Alvarenga, um pescador salvadorenho que esteve à deriva por mais de um ano no oceano Pacífico e que chegou nos últimos dias às Ilhas Marshall.

El Salvador, junto ao México, “está dando o devido acompanhamento” ao caso do salvadorenho Alvarenga, que foi encontrado em alto-mar e que a princípio disse ser mexicano, indicou a chancelaria salvadorenha em um comunicado.

“Se estão estabelecendo os mecanismos para dar apoio e iniciar o respectivo processo de repatriação, em um primeiro momento à nação mexicana e posteriormente para El Salvador”, acrescentou.

Esse processo está sendo coordenado pelo embaixador mexicano em Manila, Julio Camarena, e pela cônsul honorária de El Salvador nas Filipinas, María Josefina Bayont Urtigas de Duarte.

O estado de saúde de José Salvador Alvarenga, que a princípio foi identificado como José Ivan, é estável embora sofra de desidratação, de acordo com fontes médicas das Ilhas Marshall.

Sua embarcação, de sete metros de comprimento, partiu da costa mexicana em dezembro de 2012 e foi arrastado em 30 de janeiro de 2014 até um recife perto de Ebon, um remoto atol das Ilhas Marshall, onde os aldeões o encontraram.

O náufrago contou ter sobrevivido todos esses meses bebendo sangue de tartarugas quando faltava água da chuva e comendo animais que conseguia pegar com as próprias mãos.

Seu companheiro de pesca teria morrido há alguns meses em alto- mar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.