Ele é filho de diarista, estudou em escola pública e foi aprovado em Yale, nos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 27/12/2016 18h24

André Garcia Arquivo Pessoal André Garcia

Uma linda e inspiradora história de superação teve como protagonista um jovem morador de Embu das Artes, em São Paulo. Filho de uma diarista com um vendedor de produtos de limpeza, André Garcia, de 18 anos, provou que não há barreiras para quem quer aprender e simplesmente foi aprovado na Universade Yale, nos Estados Unidos. 

Garcia estudou praticamente a vida inteira em escolas públicas. Foi assim até o nono ano, quando conseguiu se transferir para um colégio particular graças ao Ismart, programa que possibilita a alunos de baixa renda e desempenho de destaque estudar em escolas pagas.  

O menino enfrentou um concorrido processo seletivo e foi aprovado para entrar no Colégio São Lourenço Castanho, na zona sul de São Paulo. Nem mesmo as duas horas que separavam a casa da escola prejudicaram o desempenho de André, que passou a alimentar o sonho de estudar fora do Brasil.

O jovem, então, começou a dedicar horas de seus dias ao inglês – idioma que não dominava. Pediu livros didáticos via e-mail a editoras, tornou-se frquentador assíduo de bilbiotecas e, quando menos imaginava, foi chamado pela Universidade Yale para dar uma palestra nos Estados Unidos.

Tudo porque, em uma matéria optativa, havia desenvolvido uma pesquisa sobre como o aquecimento global poderia interferir na incidência de dengue em Embu das Artes, sua cidade-natal. O material foi aprovado, e André visitou Yale como parte do Programa Young Yale Global Scholars, realizado no meio de 2016.

Lá, o brasileiro conheceu outros pesquisadores, explorou a universidade e foi aprovado para cursar uma graduação. Ele ainda terá tempo para escolher a carreira que pretende seguir, já que, em um primeiro momento, a universidade americana oferece apenas matérias básicas, sem nenhum tipo de especificação.

O menino participou com exclusividade do programa Radioatividade desta terça-feira, na Rádio Jovem Pan, e disse que perserverou muito para alcançar o seu objetivo. Durante uma conversa de cerca dez minutos com Carolina Ercolin e Marcelo Mattos, André negou ser um “gênio”, como muitos poderiam supor. 

“Não tem isso de ser gênio, não. Algumas pessoas têm uma facilidade maior com algumas matérias, o que pode ser o meu caso, mas eu dei muita sorte de ter aproveitado as oportunidades certas. Cursei o meu melhor ensino médio, fiz o maior esforço possível para aprender inglês e fui recompensado. A partir daí, as portas vão se abrindo”, explicou. 

Assista, abaixo, à integra da entrevista de André Garcia:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.