Em referendo, Porto Rico decide se tornar o 51º estado dos EUA

  • Por Estadão Conteúdo
  • 11/06/2017 20h29 - Atualizado em 29/06/2017 00h04
EFE Em referendo

Os porto-riquenhos votaram esmagadoramente para se tornar o 51º estado dos Estados Unidos neste domingo (11), mas uma baixa participação ameaçou minar a legitimidade do referendo, enquanto a ilha luta com uma crise econômica. De acordo com os resultados iniciais em um site do governo, o estado conseguiu 97% de apoio, com mais de 90% dos votos contados no domingo à tarde. 

Os votos, contudo, representam apenas cerca de 23% da população. A baixa participação refletiu o sucesso de um esforço de boicote liderado por opositores. 

Se a participação for muito baixa, os inimigos políticos para o estado podem alegar que o voto não é crível, o que pode prejudicar ainda mais as chances de Porto Rico de conseguir que o Congresso conceda à ilha a admissão total aos EUA, disse Christina Duffy Ponsa, especialista em Lei constitucional e estadual porto-riquenha na Columbia Law School.

Os eleitores neste domingo escolheram entre três opções: Estado, independência ou a continuação do seu status atual como território. Se os eleitores apoiassem fortemente o Estado, Puerto Rico precisaria solicitar ao Congresso a admissão como um Estado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.