Empresa americana tentará recuperar tesouro afundado na Carolina do Sul

  • Por Agencia EFE
  • 03/03/2014 15h43

Miami, 3 mar (EFE).- A empresa americana Odyssey anunciou nesta segunda que iniciará em breve os trabalhos de recuperação de uma valiosa carga de ouro que era transportada pela embarcação SS Central América, cujos restos estavam cerca de 257 quilômetros do litoral da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

A companhia de exploração submarina Odyssey, com sede em Tampa (costa oeste da Flórida), chegou a um acordo para realizar, provavelmente, a partir de abril, a “escavação arqueológica e recuperação dos restos de uma valiosa carga de ouro” da embarcação.

O “contrato de monopólio” será efetivado após revisão e aprovação pelo tribunal de primeira instância do condado de Franklin, em Ohio, que tem jurisdição sobre a companhia Recovery Limited Partnership and Columbus Exploration, encarregada do projeto arqueológico, a qual selecionou a Odyssey para sua realização, informou esta segunda em comunicado.

Recovery Limited Partnership tem “os direitos exclusivos” para a recuperação dos destroços do SS Central América, garantido por um tribunal da Virgínia.

A companhia escolheu a Odyssey para realizar os trabalhos de escavação arqueológica e recuperação do tesouro pelas garantias que oferece a “combinação de experiência, equipe e pessoal”.

Em março de 2012, após cinco anos de litígio, a Espanha tomou o tesouro, avaliado em US$ 500 milhões da embarcação “Nossa Senhora das Mercedes” que Odyssey tinha recuperado das profundezas, no estreito de Gibraltar, e transferiu à Flórida.

O governo espanhol mostrou à Justiça americana que o tesouro achado pertencia ao “Nossa Senhora das Mercedes”, um navio de propriedade do Estado espanhol afundado por um navio inglês em 1804. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.