Equilíbrio entre ataques e propostas marcam último debate antes das eleições

  • Por Jovem Pan
  • 25/10/2014 01h10

O último debate antes do segundo turno das eleições, realizado pela Rede Globo, teve as tradicionais perguntas diretas entre os candidatos e um diferencial: a participação de eleitores. Como destaque, foi possível ver um equilíbrio entre os ataques entre os candidatos e a apresentação de propostas, mas em alguns momentos, os ânimos se exaltaram entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff.

Logo na primeira oportunidade, o tucano tocou no principal assunto do dia: a matéria da Veja que diz que Dilma e Lula sabiam do esquema de corrupção da Petrobras. A petista respondeu afirmando que a Veja não apresenta nenhuma prova da denúncia e irá tomar providências. “A revista tem o hábito de, no final das campanhas, tentar dar um golpe eleitoral. O povo não é bobo, o povo sabe que está sendo manipulada essa informação porque não está sendo apresentada nenhuma prova. Eu vou à justiça para me defender”, avisou a candidata. Aécio rebateu afirmando que não considera a atitude mais adequada processar a revista e nem tirá-la de circulação, como indagou que a petista tivesse tentado.

Sobre economia, Aécio disse que o governo de Dilma fracassou e vai entregar um crescimento pífio ao fim do seu mandato e uma inflação bem mais alta do que quando recebeu. A petista rebateu dizendo que quem entregou um governo com a inflação maior do que recebeu foi Fernando Henrique Cardoso e que, durante a sua gestão, o salário mínimo foi aumentado em 71%, enquanto no governo do PSDB, o desemprego foi recorde. “Vocês deixaram o país com 11,4 milhões de desempregados. Era a maior taxa e só perdia pra Índia. Bateram recorde de desemprego e de baixos salários”, disse a candidata à reeleição.

Aécio falou ainda que o atual governo federal deve mais de R$ 10 bilhões à Caixa Econômica Federal e que o Plano Real controlou a inflação na era FHC. “A história não se reescreve, candidata”, disse o tucano. Dilma rebateu dizendo que o governo FHC quis colocar na conta do Lula a inflação de 12,5% e que o PT teve desempenho muito melhor do que o PSDB. “Não há comparação entre o que vocês fizeram e o que nós fizemos”, afirmou.

A petista quis saber de Aécio sobre as críticas que ele fez ao programa do governo federal “Minha Casa Minha Vida”. O tucano respondeu dizendo que não as fez e que pessoas estão recebendo mensagens afirmando que, caso ele seja eleito, o “Minha Casa Minha Vida” vai acabar, o que é mentira. O ex-governador de Minas Gerais falou ainda que pretende melhorar. “Nós vamos avançar e avançar muito mais no programa habitacional”, disse.

Na primeira experiência do novo formato de debate, com perguntas de eleitores, Dilma aproveitou uma pergunta sobre o alto preço dos aluguéis para falar que dará condições para a aquisição da casa própria, prometendo mais três milhões de unidades e ampliando as faixas de renda. “Tenho certeza que você vai poder ser uma das pessoas beneficiadas, caso seja sorteado”, disse a petista. O tucano rebateu contando que somente metade desse número foi construído e que na ampliação que pretende fazer do programa, pretende dar uma “moradia digna” aos brasileiros.

Corrupção

O clima esquentou praticamente todas as vezes que o tema foi tratado. Quando um eleitor questionou os candidatos sobre o que eles vão fazer para combater, punir e evitar a corrupção no país, Aécio Neves atacou: “Não houve preocupação do PT no combate efetivo à corrupção. (…) A maior medida contra a corrupção é tirar o PT do poder”. Dilma rebateu dizendo que o PSDB engavetou todas as inúmeras denúncias de corrupção envolvendo o partido e que não compactua e nunca compactuou com a corrupção.

O tucano voltou a tocar no assunto quando questionou Dilma Rousseff se o ex-ministro José Dirceu é mesmo culpado no caso do mensalão ou se ele é um “herói nacional”. A candidata à reeleição não respondeu à pergunta e disse que até hoje o mensalão do PSDB não foi julgado. “É necessário dizer que eles foram condenados e foram para a cadeia (os envolvidos no mensalão do PT). O mensalão do seu partido não teve condenados nem punidos”, disparou.

Aécio disse que é preciso aguardar o julgamento do mensalão mineiro e lembrou ainda que o principal acusado do esquema do PSDB fez parte do governo de Dilma, que foi Walfrido dos Mares Guia. A petista rebateu outra vez dizendo que os tucanos engavetaram todos os processos.

Considerações finais

A candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, afirmou que o Brasil que está sendo construído é o da esperança, da união e da solidariedade. “O Brasil que valoriza o trabalho e a energia empreendedora, o Brasil que quer crescer, melhorar de vida e faz isso com muita autoestima. É um país que cresce que faz todas as pessoas crescerem”, disse a presidente.

Já Aécio Neves, do PSDB, se autointitulou “o candidato da mudança”. “Mudança que você e sua família querem ver no país, mudança de valores, mudança na eficiência do Estado”, afirmou o tucano. Se eleito, o mineiro afirmou que subirá o Palácio do Planalto com a mesma coragem e determinação que o seu avô, Tancredo Neves, conduziu o país à demoracia. “Eu travei o bom combate, falei a verdade e jamais perdi a minha fé”, finalizou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.