“Estamos dormindo em berço esplêndido”, diz Pedro Taques sobre lei de terrorismo

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2014 18h45
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 11-04-2012, 12h30: Senador Pedro Taques, sdurante a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal para avaliação do projeto de resolução do Senado (PRS 72/2010) que uniformiza as alíquotas de ICMS nas importações para acabar com a chamada guerra fiscal nos portos. (Foto: Lula Marques/Folhapress, PODER) Lula Marques/Folhapress Pedro Taques

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, no programa “Os Pingos nos Is”, o senador pelo Mato Grosso Pedro Taques (PDT) pediu uma lei para o crime de terrorismo no Brasil. “Estamos dormindo em berço esplêndido, achando que existe terrorismo apenas em filme americano de segunda categoria”, diz o político.

Pedro Taques lembra que a Constituição Federal, no Artigo 5º, inciso XLIII, fala sobre o terrorismo*. “É uma realidade o terrorismo no mundo”, concorda Taques. “E hoje, não há que se falar apenas do terrorismo com finalidade política, finalidade ideológica, finalidade social, mas em um terrorismo social”, diz o senador.

Taques diz ainda que participou de um encontro internacional sobre o tema com membros do Ministério Público da Espanha e da França, que demonstrariam uma “ligação entre grupos terroristas e organizações criminosas”.

Sobre as razões de a lei antiterrorismo ainda não ter sido estabelecida por aqui, Taques à “ignorância do que vem a ser terrorismo; depois, à famigerada falta de vontade política”. “Alguns entendem que isso prejudicaria movimentos sociais, mas nós não estamos falando de manifestações”, diz o senador da República.

*Constituição Federal. Art. 5º

XLIII – a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.