Estudo descobre mecanismo de transmissão da obesidade de mãe para filho

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2015 10h11

Sydney, 11 fev (EFE).- Cientistas australianos decifraram um mecanismo importante em cobaias que poderia explicar a transmissão da obesidade de mãe para filho e as dificuldades de uma mulher obesa para ficar grávida, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira.

As mães obesas “transmitem” problemas metabólicos para os bebês através das mudanças mitocondriais de seus óvulos, que ocorrem muito antes da concepção, segundo a pesquisa liderada pela bióloga geneticista Rebecca Robker, publicada na revista “Development”.

Antes, a pesquisadora da Universidade de Adelaide havia observado que as mulheres obesas não respondiam bem aos tratamentos de fertilidade e que tinham uma tendência ao aborto espontâneo, independentemente se concebessem ou não de forma natural.

No novo trabalho, os pesquisadores descobriram que os óvulos dos ratos de laboratório com problemas de obesidade se diferenciavam em alguns aspectos em relação aos pares magros.

Em um deles isso foi observado nas mitocôndrias, que produzem a energia necessária para a atividade celular, e que no caso dos exemplares com sobrepeso estavam danificadas, eram disfuncionais ou havia menos do que deveria.

Os cientistas também encontraram uma quantidade menor de DNA mitocondrial nos embriões dos ratos de laboratório obesos em uma grande gama de tecidos, entre eles os do coração, do fígado, dos músculos e dos rins, inclusive quando estes embriões foram transplantados no ventre de um rato magro.

Os cientistas também conseguiram reverter o dano nos óvulos dos ratos de laboratório com remédios que reduziram o estresse celular, o que abre a possibilidade para a criação de um tratamento para as mulheres obesas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.