Ex-senador socialista Jaime Gazmuri será o novo embaixador do Chile no Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2014 12h24

Santiago do Chile, 18 mar (EFE).- O governo do Brasil concedeu seu beneplácito à designação do ex-senador socialista Jaime Gazmuri como novo embaixador do Chile no Brasil, informou nesta terça-feira em Santiago o Ministério das Relações Exteriores.

Em Brasília, Gazmuri substituirá no cargo Fernando Schmidt.

Segundo especialistas e analistas, o Brasil é um país-chave para a política externa do governo de Michelle Bachelet, que tem como eixo o reforço dos laços do Chile com seus vizinhos latino-americanos.

O Brasil, segundo fontes diplomáticas, será um dos países que a presidente Bachelet visitará em sua primeira viagem ao exterior após ter iniciado em 11 de março seu segundo mandato.

Senador entre 1990 e 2010 e engenheiro agrônomo de profissão, Jaime Gazmuri foi, além disso, desde 1997 membro do Comitê Nacional da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Chile.

Atualmente, Gazmuri é professor da Universidade de San Martín de Buenos Aires e da Universidade de Talca, cidade capital da região do Maule (Chile).

O novo embaixador também desempenha papel como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a OEA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e é, além disso, diretor da Fundação Felipe Herrera no Chile. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.