Fachin nega pedido de prisão de Aécio e não levará o caso ao plenário

  • Por Jovem Pan
  • 18/05/2017 12h27
Agência Brasil fachin Ministro do STF Edson Fachin - Ag. Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin (STF) negou o pedido de prisão preventiva que o procurador-geral da República Rodrigo Janot fez em relação a Aécio Neves, ex-presidente nacional do PSDB.

Fachin não levará o caso ao plenário da Corte. Caso Janot recorra desta parte da decisão, no entanto, os 11 ministros do Supremo ainda poderão analisar o pedido.

Fachin autorizou, no entanto, o afastamento de Aécio Neves do Senado e a imposição de medidas cautelares, como a proibição de deixar o Brasil (ele deverá entregar o passaporte) e de ter algum contato com outros investigados. Veja mais detalhes AQUI.

Foram presos na manhã desta quinta (18) na Operação Patmos a irmã de Aécio, Andrea Neves e o primo do tucano Frederico Medeiros, o “Fred.

Aécio Neves teria pedido para Joesley Batista, um dos donos da JBS, R$ 2 milhões para pagar sua defesa nos inquéritos da Operação Lava Jato. O dinheiro teria sido entregue a seu primo Frederico Pacheco de Medeiros, o “Fred”, em quatro parcelas de R$ 500 mil. Uma das entregas, feita por Ricardo Saud, diretor de Relações Institucionais da JBS, foi gravada pela Polícia Federal. O material foi entregue em delação premiada de Joesley, conforme divulgou o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo na noite desta quarta (17).

Além disso, a Polícia Federal fez buscas na casa de Aécio em Ipanema, bairro do Rio de Janeiro, nesta manhã. Na noite desta quarta (17), quando divulgadas as acusações, Aécio Neves se disse “absolutamente tranquilo” quanto à correção de seus atos.

O deputado-federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) foi escolhido novo presidente nacional do PSDB no lugar de Aécio Neves.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.