Fosfoetanolamina será testada em 210 pessoas em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2016 11h47
SP - POSSE/SECRETÁRIO/SEGURANÇA PÚBLICA/SP - GERAL - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante solenidade de posse do novo secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, realizada no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista, nesta terça-feira, 17. 17/05/2016 - Foto: ADRIANA SPACA/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Geraldo Alckmin Governador Geraldo Alckmin - Estadão Conteúdo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Saúde David Uip lançaram nesta sexta (20) o protocolo de pesquisas da fosfoetanolamina. A polêmica substância é requerida por parte da população mas não tem o aval médico-científico de segurança.

A fosfoetanolamina foi entregue à FURP (Fundação para o Remédio Popular), responsável por encapsulá-la. Depois, o elemento químico será repassado ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e distribuído para que 210 pessoas, inicialmente, façam o primeiro teste humano da substância.

Nesta quinta (19) o Supremo Tribunal Federal suspendeu a lei que autorizava o uso da fosfoetanolamina. A fosfoetanolamina sintética não possui liberação da Anvisa por não ter ação comprovada cientificamente contra o câncer, além de não ter sido testada em humanos. O Ministério da Saúde enfatizou que a decisão ratifica parecer técnico. Todos os pareceres técnicos enviados para a presidência aconselhavam o veto à lei aprovada no Congresso e aprovada por Dilma às vésperas do impeachment.

Com informações da repórter Jovem Pan Renata Perobelli

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.