França aumenta para 5 bilhões de euros por ano ajuda para mudança climática

  • Por Agencia EFE
  • 29/09/2015 01h17

Nações Unidas, 28 set (EFE).- O presidente francês, François Hollande, anunciou nesta segunda-feira que seu governo aumentará de 3 bilhões para 5 bilhões de euros o orçamento anual para financiar ações contra a mudança climática.

Hollande, que em dezembro presidirá em Paris a cúpula na qual deve conseguir um acordo internacional contra o aquecimento global, disse que desta forma a França pretende “dar exemplo” a outros países.

Para o chefe do Eliseu, uma das chaves para ter êxito na cúpula é que as nações desenvolvidas demonstrem compromisso financeiro e consigam dotar o Fundo Verde para o Clima com os US$ 100 bilhões prometidos.

Segundo Hollande, as outras duas condições necessárias para o acordo de Paris ser um sucesso é que o pacto seja “universal, obrigatório e diferenciado” e que conte com um mecanismo de revisão que permita assegurar que estão sendo cumpridas as promessas e que serão adotados objetivos mais ambiciosos se for necessário.

Nesse sentido, o francês insistiu que o que sair da cúpula, deve ser só “um ponto de partida” para garantir que a temperatura do planeta não aumente mais de 2 graus centígrados até o final do século.

“Em Paris, só devemos fazer uma pergunta: é a humanidade capaz de tomar a decisão de preservar a vida?”, disse Hollande.

O presidente francês lamentou que metade dos países do mundo ainda não tenha apresentado seus compromissos para combater a mudança climática, embora também tenha destacado as promessas feitas pelos grandes emissores, como China e EUA

“É preciso um acordo em Paris, porque senão será tarde demais”, insistiu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.