Gaeco denuncia 11 pessoas por crimes contra a Fundação Butantan

  • Por Anderson Costa/Jovem Pan
  • 23/02/2017 15h11
Divulgação Instituto Butantan Instituto Butantan - Divulgação

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcelo da capital, ofereceu denúncia contra 11 pessoas por crimes praticados ao longo de quatro anos contra a Fundação Butantan. Trata-se de denúncia em razão da prática de 340 furtos contra a Fundação Butantan, cometidos entre 2005 e 2008, com subtrações de expressivos valores, que totalizaram ao menos R$ 33.486.397,06 em valores nominais da época. Se houver atualização monetária, esse quantia certamente atingirá uma centena de milhões de reais.

Com as quebras de sigilo bancário autorizadas pelo Poder Judiciário, o Gaeco conseguiu verificar que grande parte do dinheiro subtraído se destinava às pessoas que forma denunciadas.

A Fundação Butantan obtém para o Instituto Butantan as verbas públicas para a produção de imunobiológicos, soros, vacinas e outros tantos produtos importantíssimos para a saúde da população brasileira, para a produção científica e o desenvolvimento nacional.

Foi também objeto de denúncia o crime de uso de documento falso para a abertura fraudulenta de conta bancária para operacionalizar maior volume de furtos objeto da denúncia

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.