Gary Kasparov solicita nacionalidade croata

  • Por Agencia EFE
  • 04/02/2014 16h08

Zagreb, 4 fev (EFE).- O ex-campeão mundial de xadrez Gary Kasparov, conhecido crítico do presidente da Rússia, Vladimir Putin, solicitou nacionalidade croata, informou nesta terça-feira o jornal “Slobodna Dalmacija”, da cidade de Split, em sua versão eletrônica, citando fontes do Ministério do Interior.

O pedido da lenda do xadrez, que visita a Croácia com frequência, está passando pelo procedimento legal previsto pelo Ministério do Interior para estrangeiros, e a resposta provavelmente será positiva, de acordo com as fontes citadas.

Durante o verão europeu, Kasparov costuma ficar em Makarska, cidade próxima a Split, e entende bem o croata, idioma próximo ao russo.

O periódico croata lembra que Kasparov está atualmente em uma campanha para ser eleito presidente da Federação Internacional de Xadrez (Fide) e que seu rival principal é o atual presidente da federação, o também russo Kirsan Ilyumzhinov.

Ainda segundo o “Slobodna Dalmacija”, o ex-enxadrista pediu cidadania letã em outubro do ano passado, para facilitar suas atividades políticas na Rússia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.