Gráfica contratada pela chapa Dilma-Temer cumpriu contrato, diz funcionário

  • Por Estadão Conteúdo
  • 08/02/2017 15h34
EFE/Fernando Bizerra Jr. Michel Temer e Dilma Rousseff - EFE

A segunda testemunha das empresas investigadas durante a campanha da chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer em 2014, Isaac Gomes da Silva, da VTPB Serviços Gráficos, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que a empresa prestou os serviços conforme o contratado.

O advogado de Isaac, Salvador Mário de Bernardo, disse que seu cliente foi questionado sobre a prestação do serviço e afirmou que a nota e os serviços estão corretos. “O serviço foi prestado e está tudo conforme o trato, os serviços gráficos para a campanha.”

De acordo com o advogado, Isaac disse que o valor do contrato é sigiloso, mas está na ação de investigação. O advogado afirmou ainda que Isaac Silva não é sócio da firma, é advogado e administrador da gráfica. “Quanto ao meu cliente, o doutor Isaac, está tudo bem”, disse Salvador Bernardo.

O depoimento de Isaac durou cerca de uma hora. Ele e mais quatro testemunhas foram convocados pelo ministro Herman Benjamin, do TSE. Os depoimentos estão sendo tomados na sede do tribunal em São Paulo.

Ainda serão ouvidas as testemunhas Thiago Martins da Silva, contratado da VPTB Serviços Gráficos; Elias Silva de Mattos, motorista registrado como sócio da Focal; e Jonathan Gomes Bastos, motorista da Focal. Nesta quarta-feira, antes de Isaac, foi ouvido o proprietário da Red Seg Gráfica Eireli, Vivaldo Dias da Silva, que disse ter agido dentro da lei. A informação foi fornecida pelo advogado de Vivaldo, Cláudio Cardoso. Todos as testemunhas são ligados às três gráficas que prestaram serviços à campanha dos então candidatos à Presidência, Dilma Rousseff, e à Vice-Presidência da República, Michel Temer.

No início do dia, o advogado da ex-presidenta Dilma Rousseff, Flávio Caetano, discordou da defesa do presidente Michel Temer, segundo a qual o PMDB (partido de Temer) não tinha conhecimento da contratação de gráficas na campanha de 2014, investigadas no processo que pede a cassação da chapa de ambos. “É uma afirmação completamente errada, porque não existe uma campanha só de Dilma ou só de Temer”, afirmou Caetano.

De acordo com o advogado, o trabalho feito pela perícia e o da Polícia Federal “não consideraram elementos essenciais no trabalho de investigação, principalmente documentos fiscais de conhecimento de transporte, que demonstraram claramente que todo o material produzido pelas três gráficas periciadas foi entregue à campanha Dilma e Temer”.

Já o advogado de Temer, Gustavo Bonini Guedes, reiterou que seu cliente e o PMDB não tiveram responsabilidade na contratação das gráficas. “O presidente Temer, como vice-presidente, e o PMDB não foram os responsáveis pela contratação dessas gráficas. Não têm o domínio do fato, não sabem quem são essas gráficas, não acompanharam, não contrataram, não discutiram, não avalizaram. Não temos como contraditar esses fatos. Na nossa avaliação, é uma situação que deve ser apurada em outra esfera, a criminal”, declarou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.