Guru financeiro de Marina Silva é o convidado do Jornal da Manhã da JP

  • Por Portal Jovem Pan
  • 23/10/2014 21h56

Fábio Braga/Folha Press/Outubro de 2013

Um dos economistas mais conceituados no Brasil, Eduardo Gianetti da Fonseca, é o convidado do Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan desta sexta-feira. Principal articulador do plano econômico da candidatura de Marina Silva à presidência da República em 2014, o doutor em Economia pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, é um autor renomado e já recebeu o prêmio Jabuti (o principal do país) em duas oportunidades, 1993 e 1995.

O intelectual recebeu a alcunha de popstar pela mídia devido à didática implementada pela imprensa e pela popularidade entre os alunos. Atualmente, o também cientista social formado pela USP é professor do Instituto de Ensino e Pesquisa e um dos palestrantes mais requisitados do país.

Em 2004, recebeu o prêmio da Ordem dos Economistas do Brasil, de “O Economista do Ano”. Recentemente, em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, classificou como problema básico do Brasil três fatos que não costumam caminhar juntos.

“Temos baixo crescimento crônico, inflação teimosamente na vizinhança do teto definido pelo sistema de metas e déficit em conta corrente de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB), que nos coloca em uma situação de eventual vulnerabilidade externa”, diz Gianetti. Ele ainda completa: “é muito estranho que essas três coisas se combinem simultaneamente. Com crescimento tão baixo, a inflação deveria estar bem comportada, e se você tem um déficit em conta corrente de 3,5% do PIB, você estaria investindo a uma taxa expressiva. Cada um desses fatos isolados já seria um ponto de apreensão, os três juntos é sina”.

 

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.