Hamas critica postura da UE sobre desaparecimento de jovens israelenses

  • Por Agencia EFE
  • 29/06/2014 17h17

Gaza, 29 jun (EFE).- Funcionários do Hamas rejeitaram neste domingo as críticas da União Europeia (UE) sobre o desaparecimento de três jovens judeus há duas semanas na Cisjordânia, que Israel acusa ser uma ação do grupo islâmico.

Sami Abu Zuhri, porta-voz do movimento em Gaza, afirmou em um comunicado que rejeita “a crítica tendenciosa da União Europeia sobre o Hamas por aprovar o desaparecimento dos três israelenses”.

“As críticas da UE ao Hamas são um ato de cortesia e hipocrisia com a ocupação. A UE deveria criticar também Israel pelo sequestro de mais de cinco mil palestinos que se encontram em suas prisões”, condenou Abu Zuhri.

Em 12 de junho, Israel anunciou que três adolescentes judeus tinham desaparecido perto da cidade palestina de Hebron e depois acusou o movimento islamita pelo suposto sequestro.

A liderança do Hamas procurou se desvincular do sequestro, apesar de alguns membros do grupo terem aplaudido a ação.

“Em lugar de só lamentar o desaparecimento dos três colonos israelenses, a UE deveria aumentar seus esforços para terminar com o sequestro de cinco palestinos presos em prisões israelenses”, disse Abu Zuhri.

A UE expressou em comunicado sua “condenação diante do sequestro dos três estudantes israelenses” e fez um pedido “para sua imediata libertação”.

“Um ato assim só pode solapar os esforços internacionais que promovem o retorno das negociações de paz. A UE felicita o presidente Abbas (Mahmoud, presidente da Autoridade Nacional Palestina) por sua inequívoca condenação do sequestro e acolhe com satisfação a cooperação das forças de segurança na busca dos desaparecidos”, afirmou a nota.

“As declarações de alguns líderes do Hamas, que glorificam os sequestradores, são inaceitáveis”, acrescentou.

Exército israelense lançou uma ampla operação militar na Cisjordânia, com um resultado de 413 pessoas detidas e cinco mortas, segundo fontes militares, além da perseguição de membros do movimento islamita. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.