O Hospital do Coração inaugurou a Unidade de Terapia Intensiva para crianças com doenças de alta complexidade. A UTI atenderá de recém-nascidos a adolescentes internados para tratamentos clínico e cirúrgico de cardiopatias congênitas.

A inauguração aconteceu nesta quarta-feira, em São Paulo, e contou com a presença de diversas autoridades. O diretor-geral do Hospital do Coração, doutor Adib Jatene, destacou os recursos de última geração da nova UTI.

Entre os diferenciais está o suporte artificial coração-pulmão, o mais moderno na área pediátrica, disponível em apenas duas instituições no país. O secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, elogiou o pioneirismo do Hospital do Coração.

O coordenador-geral da UTI Pediátrica do HCor, Carlos Regenga Ferreiro, justifica a necessidade do atendimento específico oferecido pela instituição. Ele destaca que a assistência começa ainda na fase intra-uterina. Com a inauguração a UTI Pediátrica, o Hospital do Coração oferece 19 leitos individualizados. Do total, 11 são para lactentes e crianças com até 13 anos, e oito para recém-nascidos com até 30 dias de vida.