Hillary Clinton culpa Putin e chefe do FBI por sua derrota

  • Por Agência Brasil
  • 17/12/2016 12h52
EFE Hillary Clinton - EFE

A ex-candidata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton declarou ter perdido a eleição presidencial para Donald Trump por duas razões: ciberataques do governo russo e uma carta do diretor do FBI (agência de investigação norte-americana) com novos questionamentos sobre seus e-mails polêmicos, segundo publicou nessa sexta-feira (16) o jornal The New York Times.

Hillary se reuniu na noite da quinta-feira (15) em Manhattan com um grupo de financiadores de sua campanha e disse pela primeira vez publicamente que a Rússia e, mais especificamente, seu presidente Vladimir Putin, são em parte responsáveis por sua derrota. “A Rússia buscou enfraquecer nossa democracia por meio de ciberataques a alvos democratas, como o Comitê Nacional e os e-mails do chefe da campanha, John Podesta”, afirmou Hillary.

De acordo com a ex-candidata, esses ataques foram o resultado de “um problema pessoal” de Putin com ela por sua declaração de que as eleições legislativas russas de 2011 foram arranjadas. “Putin me culpou publicamente pela torrente de indignação do seu próprio povo, e essa é a linha direta entre o que ele disse e o que fez nessa eleição”, acrescentou.

Para a democrata, esse não é só um ataque contra ela sua campanha, mesmo que isso possa ter atirado lenha na fogueira. “Isso é um ataque contra o nosso país”.

“Denúncia indecente”

A Casa Branca acusa Putin de estar por trás dos ataques informáticos que interferiram na eleição e prometeu retaliação, uma denúncia que a Rússia considerou “indecente”.

O presidente eleito, Donald Trump, que designou como secretário de Estado um grande empresário próximo a Putin, o presidente da ExxonMobil, Rex Tillerson, põe em dúvida o fato de os russos estarem por trás dos ciberataques. “Se a Rússia ou outra entidade realizava ataques informáticos, por que a Casa Branca esperou tanto tempo para reagir? Por que só se queixaram depois que Hillary perdeu?”, tuitou Trump.

Durante a conversa com os doadores de campanha, Hillary voltou a dizer que a carta do diretor da FBI, James Comey, divulgada poucos dias antes da eleição, contribuiu para a sua derrota em vários estados-chave. O documento continha novos questionamentos sobre os e-mailsenviados do seu servidor privado quando era secretária de Estado.

Dois dias antes da eleição, Comey finalmente anunciou que a reabertura da investigação por parte do FBI não revelou nada significativo e que não iniciaria nenhum procedimento em relação a Hillary.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.